Ciências Contábeis

As ciências contábeis são uma das áreas do conhecimento específico que é responsável por organizar e cuidar das finanças de uma empesa, através do registro e do controle de despesas, lucros e receitas.

É a área que coordena e monitora o registro de negócios, como compras, vendas, investimentos e aplicações de uma empresa, de maneira que se obtenha uma visão precisa de seu real patrimônio.

As ciências contábeis também podem ajudar a traçar planos de investimento e a replanejar a estratégia da empresa, diante de alguma dificuldade financeira. Suas ações podem interpretar os eventos econômicos e fornecer informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões.

O profissional responsável por todo este planejamento e esta organização financeira das ciências contábeis é o contador. Em uma empresa, ele pode atuar no setor tributário ou financeiro, no setor de recursos humanos ou na perícia contábil.

É de responsabilidade do contador registrar todas as movimentações financeiras, escrever relatórios e elaborar o balanço patrimonial da organização. Ele também pode atuar em escritórios de contabilidade, auxiliando pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil ou ajudando pessoas a abrir seu próprio negócio. Para exercer a atividade, o profissional precisa estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade do seu respectivo estado.